Nossa Senhora

O anjo Gabriel visita Maria

Gilda Carvalho
gilda@puc-rio.br


Gabriel foi o anjo escolhido por Deus para anunciar a Encarnação de Jesus Cristo à Maria.  Não foi enviado à Virgem um anjo qualquer, mas Gabriel, o máximo anjo, aquele que possui a “Força de Deus”, no dizer de São Gregório Magno.

O encontro de Maria com o anjo é descrito como um diálogo e, embora muitas vezes tenha sido retratado como um momento quase diáfano, a força das palavras trocadas entre esses dois seres é suficiente para nos fazer refletir até hoje. 

Ainda que a princípio Maria pareça assustada, aos poucos ela se acostuma à presença daquele ser divino e o interpela, para que possa através dele entender a vontade de Deus.  Coloca-lhe uma questão meramente humana: como se fará isso? E o anjo lhe fala da vontade de Deus que tudo pode.  E, na comunhão entre humanidade e divindade, Maria diz “sim”. 

A Igreja festeja em 29 de setembro a festa dos Santos Anjos, Miguel, Rafael e Gabriel.  Ao longo da história, muito tem sido dito sobre esses seres divinos que aparecem em inúmeras ocasiões nas Sagradas Escrituras.  O momento da Encarnação de Jesus talvez seja a mais conhecida delas.  Gabriel anuncia, traz a boa nova.  Miguel significa “aquele como Deus”, o que realiza grandes feitos.  Rafael é “Deus cura”, como curou Tobias de sua cegueira.  Portanto, nessa festa, possamos como Maria reconhecer os anjos que nos anunciam a palavra do Senhor, a sua Boa Nova, a sua presença entre nós.  E possamos, como a Virgem, dizer “sim”.


Compartilhe
Envie por email
Imprimir
voltar topo da pagina

Contém Amor

Contém Amor

Agenda

Guia do Empreendedor...

Audioteca Sal e Luz...

Enquetes

O que você pretende mudar na sua vida em 2015?

 ter mais tempo pra minha família

 mudar de emprego

 viajar mais

 ajudar em um projeto social

 cuidar mais do meio ambiente

Ver resultado

Outras enquetes

Amaivos 2012 - Todos os direitos reservados.