Cultura

Relação entre países dos dois hemisférios não favorece diversidade cultural, diz professor

A relação cultural entre os países do hemisfério norte e do sul segue uma tradição histórica que privilegia o monopólio e a hegemonia dos mais ricos sobre os mais pobres. Essa foi a conclusão do debate Conectando o mundo: uma política cultural para as relações sul-sul, realizado no Fórum Cultural Mundial, em São Paulo (02/07).

Para o professor George Yúdice, da Universidade de Nova Iorque, a lógica das relações entre países dos dois hemisférios não favorece o desenvolvimento da diversidade cultural e das relações humanas. Em apresentação conjunta com a diretora da Incorpore, Silvie Duran, ele explicou que as relações norte-sul seguem uma tradição histórica que ficou marcada pela exploração econômica e pelo passado colonialista.

“Os países do sul têm em comum uma história de exploração. São regiões de menor valor agregado, que mandam matéria-prima para os países desenvolvidos, que proporcionam mão de obra barata e oportunidades de investimento altamente lucrativas. São, portanto, a periferia do centro dinâmico do capitalismo”, disse Silvie.

Yúdice afirmou que atualmente se percebe uma acentuada remessa cultural. “A classe baixa operária dos países menos desenvolvidos que migra para o norte em busca de melhores oportunidades passa a reivindicar o direito às suas culturas originais”, conta.

Segundo ele, essas culturas da diáspora são características da globalização. “Neste contexto, a conexão entre os atores passa a acontecer não só entre cidades e nações, mas entre indivíduos cidadãos. Hoje, quem se conecta são os protagonistas dos Estados, das localidades, das comunidades, das organizações da sociedade civil, das empresas de grande, médio e pequeno porte”, afirmou.

Um exemplo disso seria a luta das comunidades de dentro da sociedade americana para ter sua cultura reconhecida. É o caso dos chicanos, dos porto-riquenhos e dos negros que depois de décadas conseguiram firmar suas culturas e ganham projeção com suas expressões artísticas. (Fonte: Agência Brasil)


Compartilhe
Envie por email
Imprimir
voltar topo da pagina

Contém Amor

Contém Amor

Agenda

Guia do Empreendedor...

Audioteca Sal e Luz...

Enquetes

O que você pretende mudar na sua vida em 2015?

 ter mais tempo pra minha família

 mudar de emprego

 viajar mais

 ajudar em um projeto social

 cuidar mais do meio ambiente

Ver resultado

Outras enquetes

Amaivos 2012 - Todos os direitos reservados.