Coluna: Luiz Paulo Horta




A força do Espírito Santo

Por: Luiz Paulo Horta

Cirilo de Alexandria (376-444) foi um mestre da Igreja antiga, e patriarca da sua cidade no Egito. Lutou contra a heresia nestoriana, e escreveu tratados que esclareciam as doutrinas da Trindade e da Encarnação. No trecho seguinte, extraído de um comentário ao evangelho de São João, ele está falando do poder transformador do Espírito Santo.

"É fácil demonstrar, por exemplos do Antigo e do Novo Testamento, que o Espírito transforma aqueles em quem ele vem habitar; e os transforma de tal modo, que eles começam a viver uma vida totalmente nova. Assim Samuel disse ao rei Saul: "O espírito do Senhor se apossará de ti, e serás transformado em um outro homem". E são Paulo escreveu: "À medida que contemplamos a glória do Senhor com a face descoberta, essa glória, que vem do Senhor que é espírito, nos transforma à sua semelhança, de um estágio de glória a outro".

Assim investidas do Espírito, é bastante comum que pessoas anteriormente absorvidas nas coisas do mundo assumam o aspecto da transcendência, e que até covardes se transformem em pessoas de grande coragem. Não pode haver dúvida de que isto foi o que aconteceu aos discípulos do Senhor. A força que eles receberam do Espírito permitiu que eles se apegassem firmemente ao amor de Cristo, enfrentando de peito aberto a violência dos seus perseguidores. É assim verdade o que disse o nosso Salvador: que era bom para nós que Ele voltasse para o céu, já que esse retorno abria a porta para a descida do Espírito Santo".


Compartilhe
Envie por email
Imprimir
voltar topo da pagina

Contém Amor

Contém Amor

Agenda

Guia do Empreendedor...

Audioteca Sal e Luz...

Enquetes

Em quem você vai votar para presidente do Brasil, nesse ano?

 Aécio Neves

 Dilma Rousseff

 Marina Silva

 Outros

 Branco ou nulo

Ver resultado

Outras enquetes

Amaivos 2012 - Todos os direitos reservados.