Coluna: Luiz Paulo Horta




A força do Espírito Santo

Por: Luiz Paulo Horta

Cirilo de Alexandria (376-444) foi um mestre da Igreja antiga, e patriarca da sua cidade no Egito. Lutou contra a heresia nestoriana, e escreveu tratados que esclareciam as doutrinas da Trindade e da Encarnação. No trecho seguinte, extraído de um comentário ao evangelho de São João, ele está falando do poder transformador do Espírito Santo.

"É fácil demonstrar, por exemplos do Antigo e do Novo Testamento, que o Espírito transforma aqueles em quem ele vem habitar; e os transforma de tal modo, que eles começam a viver uma vida totalmente nova. Assim Samuel disse ao rei Saul: "O espírito do Senhor se apossará de ti, e serás transformado em um outro homem". E são Paulo escreveu: "À medida que contemplamos a glória do Senhor com a face descoberta, essa glória, que vem do Senhor que é espírito, nos transforma à sua semelhança, de um estágio de glória a outro".

Assim investidas do Espírito, é bastante comum que pessoas anteriormente absorvidas nas coisas do mundo assumam o aspecto da transcendência, e que até covardes se transformem em pessoas de grande coragem. Não pode haver dúvida de que isto foi o que aconteceu aos discípulos do Senhor. A força que eles receberam do Espírito permitiu que eles se apegassem firmemente ao amor de Cristo, enfrentando de peito aberto a violência dos seus perseguidores. É assim verdade o que disse o nosso Salvador: que era bom para nós que Ele voltasse para o céu, já que esse retorno abria a porta para a descida do Espírito Santo".


Compartilhe
Envie por email
Imprimir
voltar topo da pagina

Contém Amor

Contém Amor

Agenda

Guia do Empreendedor...

Audioteca Sal e Luz...

Enquetes

O que você pretende mudar na sua vida em 2015?

 ter mais tempo pra minha família

 mudar de emprego

 viajar mais

 ajudar em um projeto social

 cuidar mais do meio ambiente

Ver resultado

Outras enquetes

Amaivos 2012 - Todos os direitos reservados.