Gente que faz o bem

Instituto Criança é Vida

O Instituto Criança é Vida é uma instituição independente, cujo objetivo é levar noções básicas de higiene e saúde para famílias de comunidades menos favorecidas. Em parceria com o ProSex (Projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina USP), o Criança desenvolveu um projeto de educação sexual voltado para crianças e pré-adolescentes que já está sendo apresentado para estudantes de 15 instituições da Grande São Paulo. “Tempo de Descobrir”, voltado para crianças de 7 a 9 anos, é o primeiro ciclo do projeto e tem como objetivo ensinar aos pequenos as mudanças físicas que ocorrem na puberdade, as diferenças entre os sexos, os nomes corretos dos órgãos genitais, a higiene e a importância em valorizar o próprio corpo. Idealizadora do projeto, Regina Stella Schwander, Superintendente do Instituto Criança é Vida, fala sobre o trabalho da instituição.

Portal do Voluntário  - Como foi o início do trabalho desta instituição e quais são os seus principais objetivos?

Regina Stella – O Instituto começou em 1996 e se tratava de um projeto pequeno, localizado na zona sul da cidade de São Paulo, com o objetivo de levar educação e saúde para as comunidades pobres. Durante esse período, nós falávamos com os pais e funcionários das creches sobre questões de higiene, limpeza da casa, caixa d'água coberta e vacinação. A aceitação foi tão grande que o Hospital Albert Einstein veio nos pedir repasse de know-how, que acabou gerando uma parceria de multiplicação. Dois ou três anos depois, passamos a falar diretamente com as crianças e fomos crescendo a partir daí.

Portal do Voluntário - Qual o principal foco de atuação do Instituto Criança é Vida?

Regina Stella – O nosso principal foco é a educação para saúde, por meio de um conjunto de módulos que abordam a saúde física e a parte afetiva. Na realidade, o vínculo entre seres humanos só se forma até os 24 meses de vida. Então, se a criança é maltratada em uma creche, não recebe colo, se é indesejada, não tem com quem falar, ela não forma vínculo. Atuamos nessa área, pois não basta só dar comida, chamar pelo nome e brincar. É preciso mais para que a criança se desenvolva, é preciso olho no olho e criação de vínculo. Isso, indiretamente, é uma prevenção à violência no futuro.

Portal do Voluntário - Como é o projeto de Educação Sexual do Instituto? Qual seu principal objetivo?

Regina Stella – O projeto, que é uma demanda das comunidades, é de orientação para crianças. As crianças de comunidades pobres já nascem sendo expostas ao sexo. Nós ensinamos os nomes corretos dos órgãos sexuais, como eles funcionam, falamos de auto-estima, importância dos cuidados com o corpo, o que é menstruação, ejaculação, explicamos quem pode tocá-las e que, se algo estranho acontecer, elas devem falar com diretores da escola e professores. Trabalhamos muito a questão da auto-estima, mostrando que elas podem e devem dizer não.

Portal do Voluntário - Qual a importância de trabalhar a educação sexual já com crianças tão novas?

Regina Stella – Focamos nas crianças de 7 a 9 anos, mas outras instituições já estão interessadas em multiplicar para crianças de mais idade. Os pais estão agradecendo, pois muita gente não dá a atenção necessária ao assunto. Além disso, estamos falando de orientação e não de sexo. Ensinamos os próprios educadores sobre o assunto, de que forma acontece, em que idade, as mudanças, etc. É importante tirar a malícia, ser claro, buscar a auto-estima e um desenvolvimento equilibrado.

Portal do Voluntário - Houve algum tipo de treinamento para os educadores trabalharem com este projeto nas escolas?

Regina Stella – Todos receberam treinamento de uma professora de ciências que há muitos anos trabalha com orientação sexual. Esse treinamento vem com aval do ProSex, projeto Sexualidade do Instituto de Psicologia da USP.

Portal do Voluntário - Quais os principais projetos desenvolvidos pelo Instituto?

Regina Stella – Nós temos o “Criança é Vida Adultos”, que são 12 módulos de educação para pais, “Criança é Vida Crianças”, “Criança é Vida Bebês”, “Orientação Sexual” e “Prato Nosso de Cada Dia”, específico de alimentação.

Portal do Voluntário - Quem e quantos são os voluntários envolvidos com o Criança é Vida e qual a ação deles dentro do Instituto?

Regina Stella – Nós multiplicamos para cerca de 700 pessoas ao ano. Eles percebem os conteúdos, são treinados por nós e vão às comunidades e multiplicam para as famílias. As instituições se matriculam para que seus funcionários e famílias recebam estes conteúdos.

Portal do Voluntário - O Instituto Criança é Vida completou 10 anos. Qual o balanço desta década de trabalhos em prol da educação e saúde nas comunidades carentes?

Regina Stella – Um crescimento contínuo, pois nossa linha de crescimento de adesão aumenta a cada dia. Não queremos crescer além das pernas para não perder a qualidade, mas a organização é exemplar, o voluntariado é exemplar, o trabalho é exemplar e as coisas são feitas de forma simples, por médicos e psicológos, por meio de uma linguagem simples. Nós estamos prontos para oferecer um projeto social para quem quer fazer algo, mas não sabe como nem o quê fazer. Nós queremos multiplicação.

Portal do Voluntário - O Criança é Vida foi uma das instituições beneficiadas por recursos da Bolsa de Valores Sociais e Ambientais da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Como isto funcionou e qual foi a importância de fazer parte desse programa de investimento social?

Regina Stella – Foi muito bom. Recebemos toda nossa verba para desenvolver o projeto de Orientação Sexual. Vivemos de uma verba muito curta e para novos projetos precisamos de patrocínio e a parceria com a Bovespa nos permitiu desenvolver todo o projeto em dois anos.

Portal do Voluntário - O que deve fazer quem quiser ajudar o Instituto Criança é Vida?

Regina Stella – Fazemos parceria com empresas, mas recebemos doações de pessoas físicas, jurídicas e quem mais puder nos ajudar a garantir esse trabalho. Para entrar em contato, basta entrar no site, ligar para nós (11)51854510 ou enviar e-mail para atendimento@criancaevida.org.br

(Fonte: www.portaldovoluntario.com.br)


Compartilhe
Envie por email
Imprimir
voltar topo da pagina

Contém Amor

Contém Amor

Agenda

Guia do Empreendedor...

Audioteca Sal e Luz...

Enquetes

Em quem você vai votar para Presidente no segundo turno, em 2014?

 Dilma Rousseff

 Aécio Neves

 Branco ou Nulo

Ver resultado

Outras enquetes

Amaivos 2012 - Todos os direitos reservados.