Projetos Sociais

Creche Sagrada Família

HISTÓRICO:

A Creche Comunitária Madre Mary Marcelline (mais conhecida como Creche Sagrada Família) é um dos Projetos Sociais desenvolvidos pela Sociedade Beneficente da Sagrada Família constituída e fundada em 14 de agosto de 1965 com o nome canônico IRMÃS MISSIONÁRIAS DA SAGRADA FAMÍLIA, da qual foi fundadora Madre Mary Marceline (nome religioso) e civil ANELLA CEZÁRIA BERNOTT, na cidade de Niterói/RJ. O ato constitutivo da Sociedade Beneficente da Sagrada Família foi aprovado pela Assembléia Geral Extraordinária de 14 de agosto de 1965, com ESTATUTO registrado no cartório civil de pessoas jurídicas na cidade de Niterói sob o número 592 do livro 02, folha 243 em 10 de março de 1966, e reformado pelas Assembléias Gerais Extraordinárias de 1971 e 1994; todos registrados sob os números 1.444 e 12.331, inscrita no CNPJ 30.137.319/0001-24.
É uma associação civil, confessional, filantrópica, de utilidade pública, de fins não econômicos, de duração por tempo indeterminado, com sede e foro na cidade de Niterói, situada à Rua Tenente Osório, número 30, cep 24130-209, bairro Fonseca, Estado do Rio de Janeiro.


MISSÃO E OBJETIVOS:

Tem por finalidades, a assistência social, educacional, cultural e de saúde na área de atuação da seguridade social a toda pessoa que esteja em estado de necessidade e ainda a assistência às crianças, adolescentes, jovens e famílias, idosos e portadores de deficiência ou pessoas carentes; incentivar valores éticos e cristãos, visando contribuir para o desenvolvimento da cidadania e da convivência; estimular e propiciar a efetivação de convênios com o setor público, iniciativa privada e com entidades congêneres; manutenção de obras culturais e religiosas, ainda a manutenção de suas associadas.
No desenvolvimento do atendimento de suas atividades, a Sociedade Beneficente da Sagrada Família não fará qualquer discriminação de etnia, gênero, sexo, religião e aos portadores (as) de deficiência.
Para cumprir suas finalidades, a Sociedade Beneficente da Sagrada Família organizar-se-á em tantas unidades de assistência social quantas forem necessárias, para a prestação de serviços sociais em território nacional, as quais reger-se-ão por este Estatuto e o Regimento Interno.
Nestes quarenta e um anos de caminhada e atuação social, filantrópica, cultural e religiosa, esta Entidade tem sobrevivido graças à sensibilidade e à generosidade de seus parceiros e colaboradores.


PROJETOS:

Além da Creche Sagrada Família, desenvolve os seguintes Projetos:
- Projeto Espaço Infanto Juvenil com atendimento a 180 crianças e adolescentes em atividades complementares ao horário escolar com diversas oficinas sóciop-educativas..
-  PROJETO BAMUSF - Banda Musical da Sagrada Família, com atendimento para 80 (oitenta) crianças, adolescentes e jovens.
- Projeto Grupo de Convivência para a Terceira Idade, com atendimento a 60 (sessenta) idosos esporadicamente e 30 idosos fixos.
 - Projeto Escola de Informática e Cidadania - EIC, São atendidos todos os alunos dos Projetos Infanto Juvenil em curso profissionalizante de iniciação à informática e crianças, jovens e adultos da comunidade, não matriculados no Projeto Infanto Juvenil.
 - Projeto de Saúde Bucal Sorrindo para a Vida com tratamento preventivo e corretivo individual para crianças, adolescentes, jovens e idosos dos projetos desenvolvidos pela Entidade.
 - Projeto Beneficente de Auto - Sustentação Casa do Pão Sagrada Família, com geração de renda para a comunidade, garantindo o emprego de seis (06) chefes de família e o fornecimento de pão e seus derivados com preços módicos para a comunidade e auxílio na sustentabilidade dos projetos desenvolvidos pela Entidade.           
- Projeto Bolsa de Estudo para o Curso Superior, possibilitando o acesso à Universidade (rede particular) a 12 (doze) estudantes pobres, entre eles, 09 (nove) funcionários da Entidade.
- Curso Pré-Vestibular Comunitário e EJA (Educação de Jovens e Adultos) ,fruto da ação voluntária dos bolsistas e dos professores voluntários para o curso Pre´-Vestibular Comunitário.
- Qualificação Profissional dos Educadores na própria Entidade e externamente; encontros interinstitucionais e outros, com troca de experiências e ainda, a participação em cursos oferecidos em Organizações Governamentais e Não - Governamentais.
A presença de nossos colaboradores e parceiros são de fundamental importância para a execução das atividades desenvolvidas. Todo trabalho realizado deve-se à soma de esforços e a participação de muitos grupos e pessoas, em caráter voluntário, formando um grande movimento de solidariedade, sem o qual seria impossível a concretização dessas ações .


Entrevista com Ir. Helenita, diretora da creche:

1. Quais são os objetivos e missão da Creche Sagrada Família?

Ir. Helenita: Atender crianças de 02 a 06 anos em tempo integral, filhos de mães trabalhadoras, pobres;
Propiciar às crianças um atendimento sócio – educativo que lhes possibilite melhor desenvolvimento pessoal e comunitário, organizando atividades onde a criança experimente situações as mais diversas, que ajudem a:
-         sentir-se segura e acolhida no ambiente escolar;
-         tornar-se cada vez mais capaz de realizar as atividades nas quais se engaja, de maneira autônoma e em cooperação com outras pessoas (crianças e adultos);
-         interagir com o seu meio (social, cultural, natural, histórico e geográfico) de maneira independente, alerta e curiosa.
-         Apropriar-se dos mais diferentes tipos de linguagem construídos pela humanidade (oral, escrita, matemática, corporal, plástica, musical e outras), de acordo com as suas capacidades e necessidades, utilizando-as para expressar o seu pensamento e as suas emoções.
 
2. Como funciona a Creche?

Ir. Helenita: Funciona em tempo integral no horário de 7:30 as 17:00 horas, de segunda a sexta-feira.
Destina-se a mães pobres, trabalhadoras, que dependem da Creche enquanto trabalham fora.Na maioria são todas empregadas domésticas, e quase sempre delas depende o sustento e a educação de seus filhos e filhas.São "mães solteiras" , seus filhos e filhas com pais ausentes em sua educação e sustento.

3. Quais os critérios para a escolha das crianças ?

Ir. Helenita:
Nossa sede situa-se numa comunidade muito pobre onde há inexistência de Creche integral. A única nas comunidades adjacentes é a Creche Comunitária Madre Mary Marcelline da Sociedade Beneficente da Sagrada Família, portanto existe uma grande demanda de atendimento.O nosso critério primeiro é a necessidade da criança e todos que nos procuram são extremamente necessitados. Para usar de um critério de justiça para todos e todas, utilizamos uma fila de espera onde toda a demanda é inscrita e partir da possibilidade de vaga a responsável é comunicada para realização da matrícula. Registramos que há um enorme número de crianças na fila de espera.

4. Quantas crianças são atendidas ?

Ir. Helenita:
 180 (cento e oitenta crianças) na faixa etária de 02 a 06 anos.

5. Como a Creche faz para se manter?

Ir. Helenita:
Até o ano de 2004 a Creche vinha se mantendo através de doações e promoções diversas. A partir do ano de 2005 diante de uma dificuldade enorme de auto-sustentação a Entidade firmou convênio com a Secretaria de Educação do Município através da Fundação Municipal de Educação e foi feito um convênio com repasse financeiro para pagamento dos auxiliares de creche e alimentação, porém não assumem as despesas com água,luz,telefone , pessoal administrativo e manutenção de um m odo geral.Para estes as origens financeiras são oriundas de doações diversas.

6. A Creche está aberta para Voluntariado

Ir. Helenita:
Aceitamos qualquer espécie de trabalho voluntário, seja ele direto no trabalho com as crianças ou indireto em ações de captação de recursos para a sua manutenção.



Dados Creche Sagrada Família
Nome da Instituição: Creche Sagrada Família
Diretor Responsável: Ir. Helenita de Medeiros
Endereço: Rua Tenente Hosório, n° 30
Bairro: Fonseca- Niterói/RJ
Tel: (21) 2625-3362
e-mail: sfamilia@nitnet.com.br






       

Outras entidades
voltar topo da pagina

Contém Amor

Contém Amor

Agenda

Guia do Empreendedor...

Audioteca Sal e Luz...

Enquetes

Em quem você vai votar para presidente do Brasil, nesse ano?

 Aécio Neves

 Dilma Rousseff

 Marina Silva

 Outros

 Branco ou nulo

Ver resultado

Outras enquetes

Amaivos 2012 - Todos os direitos reservados.