Reflexões sobre a ressurreição de Jesus

(adaptadas do texto original do Retiro Quaresmal/2005 "Queremos ver Jesus - Caminho, Verdade e Vida, do CEI-Itaici)


Depois de viver com Jesus a sua dor no Calvário, podemos experimentar a doçura e suavidade de sua Ressurreição. Para isso, caminhemos pelos versículos do capítulo 20, do Evangelho de João, onde o Evangelista relata os primeiros encontros de Jesus Ressuscitado com seus amigos.

v.1: No primeiro dia da semana, bem de madrugada, ainda escuro, Maria Madalena foi ao túmulo e viu que a pedra tinha sido removida - O amor madruga na busca do Amado, mas só o olhar da fé o pode encontrar...

v.8: O outro discípulo... entrou também, viu e creu. - Quais os sinais que me ajudam a encontrar pessoalmente o Senhor Ressuscitado?

v.12: Ela viu dois anjos... v.14: viu Jesus de pé, mas não sabia que era Jesus... v. 16: Maria!...Mestre! - Se o Ressuscitado não se revelar através dos Seus sinais não conseguimos passar do ver ao crer.

v. 18: Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: 'Eu vi o Senhor!' - Eu também sou enviado(a) aos meus irmãos e irmãs para testemunhar que Jesus está vivo junto do Pai e junto de nós para sempre.

v.20: Os discípulos se alegraram ao ver o Senhor - A paz e a alegria de dentro para fora é o sinal da presença do Ressuscitado no meio de nós.

v.25: Os outros discípulos contaram a Tomé: 'Vimos o Senhor!' Mas Tomé disse: 'Se eu não vir... não acreditarei'. - Jesus tem paciência diante de nossas resistências, cede até mesmo aos caprichos de nosso temperamento, para nos levar à fé.

v.29: Jesus disse a Tomé: 'Creste porque me viste? Felizes os que, sem terem visto, creram!' - Alguns precisam ver para crer, mas são mais felizes os que crêem sem ter visto.

v. 31: Estes sinais foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. - Este tempo em que vivemos deve ser uma resposta ao desejo pessoal de querer ver Jesus, Caminho, Verdade e Vida. Que a experiência de fé no Cristo Vivo nos motivem a testemunhá-Lo em nossa vida e missão.

MATÉRIAS RELACIONADAS