Espaço Espiritual

Oração pelas vocações

Gilda Carvalho
gilda@puc-rio.br

O mês de agosto é tradicionalmente conhecido como o Mês das Vocações. É, portanto, um tempo especial de graça e de oração. Graça pelo reconhecimento de tantas e tão diferentes vocações – sacerdotais e leigas – que em conjunto formam o corpo místico de Cristo e da sua Igreja. Oração pela necessidade constante de pedir ao Senhor operários para o trabalho de construção do reino, em todos os espaços onde o testemunho e as boas obras precisam ser realizados.

Assim, para sua reflexão, segue uma oração pelas vocações atribuída ao Papa João Paulo II. Que ela ilumine este mês especial e possa ensejar um novo ardor vocacional.

Pai santo, olha para esta nossa humanidade, que dá os primeiros passos no caminho do terceiro milênio. A sua vida ainda é fortemente marcada pelo ódio, pela violência, pela opressão, mas a fome de justiça, de verdade e de graça ainda acha espaço no coração de muitos, que esperam que tragas a salvação realizada por ti, por meio de teu Filho Jesus.

Precisamos de arautos corajosos do evangelho, de servos generosos da humanidade sofredora. Manda para a tua Igreja, nós te suplicamos, presbíteros santos, que santifiquem o teu povo com os instrumentos da tua graça. Manda numerosos consagrados e consagradas, que mostrem a tua santidade no meio do mundo. Manda para a tua vinha operários santos, que ajam com o ardor da caridade e, impelidos por teu Santo Espírito, levem a salvação de Cristo até os últimos confins da Terra. Amém.