Nossa Senhora

Nossa Senhora do Carmo- Festa 16 de julho

Publicado em 15/7/2013 por: Gilda Carvalho

No século XII, alguns eremitas se retiraram para o monte Carmelo onde construíram um mosteiro e fundaram uma ordem religiosa dedicada à vida contemplativa. O monte fora escolhido por ter sido o local onde o profeta Elias havia defendido a fé de Israel no Deus vivo.

Anos depois da fundação, os monges carmelitas foram perseguidos pelos sarracenos e, então, foram estabelecer-se na Europa, onde também foram duramente perseguidos por seu estilo de vida. Sempre sob a proteção de Nossa Senhora, cuja devoção cultivavam, rezavam continuamente à Virgem pedindo-Lhe a intercessão para que as perseguições cessassem de vez. Foi, então, que Simão Stock, superior geral da Ordem, pediu claramente a Nossa Senhora que demonstrasse a sua proteção através de algum sinal.

Assim, a Virgem apareceu a Simão trazendo na mão o escapulário do Carmo e ao entregá-lo ao superior fez alusão à proteção que teria aquele que o usasse durante a vida e na hora da morte.

Esta aparição aconteceu no dia 16 de julho de 1251 e logo em seguida as perseguições terminaram e os carmelitas se tornaram uma ordem respeitada e espalhou-se pelo mundo. Simão Stock dedicou o resto de sua vida a difundir a devoção ao escapulário e veio a falecer também no dia 16 de julho, já no ano de 1265.


Oração a Nossa Senhora do Carmo
Ó incomparável Senhora do Carmo,
pelo amor que vosso Coração de Mãe tem a nós vossos filhos,
obtende-nos as graças que mais precisamos.
Pedimos especialmente a consolação, a perseverança, a coragem, a confiança.
Aos enfermos pedimos saúde,
às almas do purgatório, alívio e libertação.
Imploramos especialmente nesse momento, ó boa e divina Mãe,
o socorro de vossa bondade maternal e de vosso poder,
a graça (... fazer o pedido)
Finalmente alcançai-nos a graça de uma boa morte.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.
Nossa Senhora do Carmo, libertai as benditas almas do purgatório.
Amém!