Espaço Social

Pílulas Espirituais - 26/setembro

Publicado em 26/9/2018 por: Pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J.

374.«… o verdadeiro progresso espiritual consiste em colocar em prática os bons desejos que Deus inspira; trata-se de ter uma vida regrada, de amar o recolhimento, o silêncio e a oração ; trata-se de mortificar os apetites, de escutar atentamente o que Deus diz no fundo do nosso coração e fazer todas as coisas com perfeição e fervor. Este caminho, que é o da perfeição, não é fácil de seguir ; é um caminho espinhoso, que poucas pessoas seguem e que exige coragem para ousar e se comprometer » (Idem, cap. VIII, p. 225)

375.« É preciso antes de tudo se esforçar por crescer na humildade e na caridade, em procurar Deus com uma simplicidade de criança e se abismar n’Ele, sem querer se aprofundar nas coisas divinas, se contentando com o que sabemos pela fé […] seguindo em tudo não as prórias luzes, mas as do Céu.» (Idem, Cap. IX, p. 230)

376.« As pessoas espirituais não se apegam senão ao que Deus lhes revelou […], a saber, às coisas celestes e eternas, aos mistérios da vida de Jesus Cristo e à sua doutrina. É isto que elas têm continuamente diante dos olhos, é a isto que se afeiçoam » (Idem, Cap. XII, p. 246)

377.« Vejamos se o mais ardente de nossos desejos e o maior de nossos cuidados é de avançar na perfeição do nosso estado ; e se não for, façamos todo esforço para nos colocar nesta disposição » (Louis Lallement, Doctrine Spirituelle, V, cap. VI, art. 1. Collection Christus. Desclée de Brouwer. 2a. Ed., 1959, p. 240).

378.« A vida interior consiste em dois tipos de atos, a saber, pensamentos e afeições. É nisto que se diferenciam as almas perfeitas das imperfeitas » (Idem, p. 247).

Pe. Pedro M. Guimarães Ferreira S.J.