Espaço Social

Pílulas Espirituais - 19/dezembro

Publicado em 24/12/2018 por: Pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J.

416.“[...] na fé existe um conhecimento e um modo de conhecer, que é ‘num espelho e enigma’ (1 Cor, 13,12); é portanto um modo imperfeito e implica uma obscuridade. Na glória [céu] será eliminada toda imperfeição e obscuridade [...] permanecerá o conhecimento pleno daquilo que é conhecido pela fé. (Idem, lib. 3 d. 31 q. 2 a. 1 qc. 1 co.)

417.“Os fiéis devem crer nos artigos do Símbolo [profissão de fé], para que crendo, obedeçam a Deus; obedecendo, vivam corretamente; vivendo corretamente, purifiquem seu coração; e purificando seu coração, compreendam o que creem”. (Santo Agostinho)

418.“O ato de fé é um ato no qual a inteligência está contente em conhecer Deus, amando-o e aceitando o que nos ensinou a respeito de Si mesmo.” (Thomas Merton, New Seeds of Contemplation. A New Director Book: New York, p. 127)

419.“A fé atinge nosso intelecto não através dos sentidos [como nos outros conhecimentos], mas através de uma luz infundida diretamente por Deus” (Idem, p. 132)

420.“Se voce crê, se você faz um simples ato de submissão à autoridade de Deus, que propõe algum artigo de fé através da Igreja, voce recebe uma luz interior que é tão simples [...] e tão pura, que seria pouco apropriado chamá-la de experiência. Mas é uma verdadeira luz que aperfeiçoa a inteligência do homem com uma perfeição muito além do conhecimento”. (Idem, p.133)

421.“... pela fé [...] começa a vida eterna em nós, fazendo nossa inteligência aderir a realidades invisíveis”. (São Tomás de Aquino, Summa Theologiae, II-II, q. 4, a.1)

422.“... as virtudes teologais são propriamente as que têm a Deus por objeto e fim [...]. O objeto ao qual se refere a virtude de latria [adoração] é o preito que se oferece a Deus na qualidade de servo, portanto não é o próprio Deus. Portanto a latria não é virtude teologal, na realidade é uma virtude cardeal.” (São Tomás de Aquino, Super Sent., lib. 3 d. 9 q. 1 a. 1 qc. 3 co.)

Pe. Pedro M. Guimarães Ferreira S.J.