Espaço Social

Pílulas Espirituais - 09/janeiro

Publicado em 9/1/2019 por: Pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J.

1. “Que fará, altíssimo Senhor, que fará este desterrado tão longe de Vós? Que fará este servo, sedento de vosso amor, mas tão longe da vossa presença? Anela contemplar-vos, mas o vosso rosto está longe dele, deseja aproximar-se de Vós, mas a vossa morada é incaccessível. Deseja encontrar-vos, mas ignora onde habitais [...]. Ensinai-me a procurar-vos e mostrai-me vosso rosto. [...]. Desejando, vos procurarei e procurando, vos desejarei. Amando, vos encontrarei e encontrando, vos amarei.” (Santo Anselmo de Canterbury, Proslogion, cap. 1, apud Liturgia da Horas, 2ª. leitura da 6ª. feira da 1ª. Semana do Advento).

2.“Quem procura Deus perfeitamente, não repousará finalmente no pensamento de um anjo ou santo do céu.” (The Cloud of Unknowing, Autor desconhecido do século XIV. Burn Oates: London, 1952, p. 19).

3.“[...] a conaturalidade com as coisas divinas se faz pela caridade, a qual nos une a Deus. [...]. Assim [por exemplo] a sabedoria, que é um dom [do Espírito Santo], tem sua causa na caridade [...]” (São Tomás de Aquino, Summa Theologiae, II-II, q. 45, a. 2, in co.)

4.“[...] porque é mais precioso diante de Deus um pouquinho do puro amor [a Deus] e mais proveito faz à Igreja – ainda que pareça que não faz nada – que todas as obras juntas” (São João da Cruz, Cantico Espiritual (B), Canción 8, Anotación para la canción siguiente, n. 2)

5.“A maior necessidade que temos é de calar em presença deste grande Deus, com a vontade e com a lingua, pois a linguagem que Ele ouve é o silêncio do amor” (São João da Cruz in: Obras Espirituais do Doutor Místico São João da Cruz. Edição do Carmelo de São José, Fátima, Portugal, p. 14)

6.“Meu amor, tudo o que é áspero e trabalhoso eu quero por amor a Ti e tudo o que é doce e saboroso eu quero para Ti” (São João da Cruz, Cantico Espiritual (B), Canción 19)

Pe. Pedro M. Guimarães Ferreira S.J.