Espaço Social

Pílulas Espirituais - 20/março

Publicado em 20/3/2019 por: Pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J.

42.“Não choreis! Ser-vos-ei mais útil após a minha morte e ajudar-vos-ei mais eficazmente do que durante minha vida” (São Domingos de Gusmão moribundo a seus irmãos dominicanos, apud Catecismo da Igreja Católica, Edição brasileira pela CNBB, p. 230)

43.“Passarei o meu céu fazendo o bem na terra” (Santa Teresa do Menino Jesus)

44.“... quando o médico disse a ele [Pe. Joe MacDonnel SJ, um amigo meu, que passou vários anos fazendo diálise] que a diálise não estava mais fazendo efeito e lhe disse sobre as opções médicas, Joe disse: há uma opção que o senhor está esquecendo e que é não fazer nada [de fato, não havia mais nada a fazer] e eu ir para casa, para Deus, para o que eu me preparei a vida toda.” (James Martin SJ, As I see it, Company, 2005, Spring. P. 25)

45.“Estou convencido de que a questão da justiça constitui o argumento essencial – em todo o caso o argumento mais forte – a favor da fé na vida eterna.” (Bento XVI , Encíclica 'Spe salvi').

46.“Pode haver pessoas que destruíram totalmente em si próprias o desejo da verdade e a disponibilidade para o amor; pessoas nas quais tudo se tornou mentira; pessoas que viveram para o ódio e espezinharam o amor em si mesmas. Trata-se de uma perspectiva terrível, mas algumas figuras da nossa mesma história deixam entrever, de forma assustadora, perfis deste gênero. Em tais indivíduos, não haveria nada de remediável e a destruição do bem seria irrevogável: é já isto que se indica com a palavra inferno.” (Idem, n. 45)

Pe. Pedro M. Guimarães Ferreira S.J.