Espaço Social

Pílulas Espirituais - 24/abril

Publicado em 25/4/2019 por: Pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J.

67.“Eu me sento de manhã [para fazer a oração] e minha mente começa a pensar: o que tenho que fazer hoje [...]. Usualmente, na hora em que poderia ter alguma alegria [ou consolação]. Tenho que me levantar para o trabalho. Quando me levanto, eu caio na conta que não cheguei a rezar nem por um momento. Neste caso, como será possível ver as coisas de modo claro o resto do dia? A gente passa a não ver as coisas como elas são”. (Idem, p. 109)

68.“...a tradição cristã conservou três expressões principais da vida de oração: a oração vocal, a meditação e a contemplação. Têm um traço fundamental comum: o recolhimento do coração. Esta atenção em guardar a Palavra e permanecer na presença de Deus faz destas três expressões tempos fortes da vida de oração”. (Cat. Igr Cat, n. 2699)

69.“O que é a contemplação? Responde Santa Teresa: «Outra coisa não é, a meu parecer, oração mental, senão tratar de amizade – estando muitas vezes tratando a sós – com Quem sabemos que nos ama» (Cat Igr Cat n. 2709)

70.“ Os Padres espirituais, parafraseando Mt 7, 7, resumem assim as disposições do coração, alimentado pela Palavra de Deus na oração: «Procurai na leitura e achareis na meditação; batei à porta na oração e ela abrir-se-vos-á na contemplação» (Cat Igr Cat, n. 2654). [Mt 7, 7: “Pedi e vos será dado, buscai e achareis, batei e vos será aberto”]

71.“O cume da vida mística não consiste em êxtases [...] mas na simplicidade de uma vida que permanece na presença do Senhor, amando-o de todo o coração, como diz São João da Cruz.” (Cécile Rastoin, Edith Stein. Ed. du Cerf, pg. 284)

72.« O principal interesse de Edith Stein era de mostrar que a mística não é o monopólio de um estado de vida […], tendo-se em vista o adágio da Idade Média : « A mística é o conhecimento exerimental de Deus », « a mística é a confirmação experimental do que ensina a fé : a presença de Deus na alma » (Idem, pp. 291s)

Pe. Pedro M. Guimarães Ferreira S.J.