Santo do Dia

Dia 27 de maio - Santo Agostinho de Cantuária (séc. VI)

Agostinho era o responsável pelo mosteiro de Santo André do Monte Célio, quando o papa Gregório Magno o designou para, com mais quarenta padres, reconstruir o trabalho de evangelização da Grã-Bretanha.

A situação naquele país, porém, era de tal modo difícil que o grupo foi duramente ameaçado de represálias, caso insistisse em lá se estabelecer. Assustado, o grupo retornou a Roma e pediu a papa que desistisse da idéia. O papa, porém, tranquilizou a todos, garantindo a acolhida do rei de Kent, que havia casado com uma cristã.

E assim aconteceu. O rei não só acolheu o grupo, como garantiu-lhes a liberdade de culto. Por fim, o próprio monarca acabou por converter-se. O trabalho do grupo foi tão bem sucedido que duas novas sedes episcopais foram estabelecidas: Londres e Rochester, além de Agostinho ter conduzido a construção da famosa Basílica de Cantuária, no local onde haviam erguido uma pequena igreja. Pouco depois, Agostinho foi designado arcebispo da Inglaterra.

Santificando minha vida:

Considero meus medos como reações puramente humanas, que devem ser superadas para que eu possa realizar com êxito meu trabalho apostólico?