Pílulas Espirituais - 10/outubro

Publicado em 10/10/2018 por: Pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J.

379.« Eis o nosso modelo : devemos ter, primeiramente, dentro de nós e para nós mesmos, uma vida muito perfeita por uma contínua aplicação de nosso entendimento e nossa vontade em Deus. Depois poderemos sair « fora » para o serviço ao próximo, sem prejuízo de nossa vida interior ; não nos dando inteiramente aos outros e não nos aplicando a trabalhos exteriores […] nossa principal ocupacão será sempre a vida interior. ‘Seja reservatório e não canal’, escreveu São Bernardo de Claraval ao Papa Eugênio III ». [« Reservatório » da Graça de Deus e não somente um « Canal » por onde ela passa sem nada reter para si.]. (Idem, pp. 249s)

380.« Tudo dá certo para as pessoas santas, porque eles obteem por suas orações uma bênção e uma virtude que torna seus trabalhos eficazes » (Idem, V, cap. II, art. 2, p. 254)

381.« […] para nós [da vida religiosa] uma coisa deplorável é que depois de termos deixado o mundo para nos unirmos a Deus, depois de termos renunciado às riquezas, às honras, aos prazeres da terra e a nós mesmos através dos votos, no nosso desejo de sermos todos para Deus e para que Deus seja tudo para nós, nós permaneçamos cheios de afeição pelas coisas que havíamos deixado e nunca chegamos àquilo a que nos tínhamos proposto, de abraçarmos a perfeição [santidade] religiosa, a saber, a união divina, na qual consiste […] nossa felicidade ». (Id, VI, secção III, cap. 2, no. 3, p. 316).

382.«Há quatro coisas prejudiciais à vida espiritual […] 1. A estima dos talentos naturais e das qualidades puramente humanas ; 2. A preocupação de fazer amigos através de uma visão humana [mundana] ; 3. Uma conduta política e que não segue senão a prudência humana [mundana], um espírito […] contrário à simplicidade evangélica; 4. As diversões [recreações] supérfluas que a alma procura, ou as conversas e leituras que dão ao espírito uma satisfação toda natural [por oposição ao sobrenatural]. (Id, ib, p. 383).

383.« As três ambições do mundo se encontram frequentemente na vida religiosa [Ordens e Congregações Religiosas], mesmo as que são bem disciplinadas : 1. A ambição, pelo desejo dos cargos e funções que brilham ; 2. A avareza, pelo desejo de adqurir e acumular conhecimentos ; 3. O desejo de comodidades do corpo e a sensualidade ». (Idem).

Pe. Pedro M. Guimarães Ferreira S.J.