Santo do Dia

São Romualdo (? - 1027)

Filho do duque de Ravena, Romualdo levou uma vida de luxo e ostentação, ainda que demonstrasse uma tendência ao isolamento e uma dedicação especial à oração. Com vinte anos, decidiu realizar um retiro espiritual no Mosteiro de Santo Apolinário e, só retornou do mesmo três anos depois, já ordenado monge. De lá, desejoso de viver com mais austeridade, partiu para o interior, tornando-se um eremita.

Romualdo viveu dez anos como eremita e somente retornou ao convívio com as pessoas quando foi chamado pelo pai que estava muito doente. O encontro entre pai e filho foi transformador: o duque converteu-se e também assumiu o hábito de monge. Porém, não viveu muito mais tempo.

Seu filho, então, deixou o erimitério e, com a herança recebida, começou a construir e reformar mosteiros escolhidos em longas peregrinações que realizava. Logo foi escolhido para ser abade do Mosteiro de Santo Apolinário, mas não se identificou com a tarefa, a qual somente desempenhou por um ano, retornando à vida de peregrino e fundador de mosteiros.

Santificando minha vida:

Como pratico a simplicidade de meu modo de ser e viver?