Espaço Social

Pílulas Espirituais - 15/maio

Publicado em 15/5/2019 por: Pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J.

85.“Deus ama todas as criaturas, como ensina São Tomás de Aquino, pois seria contraditório odiá-las e conservá-las na existência”. (2º. Domingo do Tempo Comum, ano A.)

86.“Vai para onde quiseres, procura quanto desejares e não acharás caminho mais sublime em cima, nem mais seguro em baixo do que o caminho da santa cruz”. (Imitaçao de Cristo, livro II, cap. 12, n. 3)

87.« A visão [com a imaginação, confortada pela graça] de Jesus morrendo inspirava nos santos o amor dos sofrimentos e eles estavam persuadidos, como diz São Bernardo, que é vergonhoso ver membros delicados [do Corpo Místico de Cristo] sob uma Cabeça [Jesus Cristo no Corpo Místico] cravada de espinhos. » (Joseph Surin SJ, o.c., Google Edition, p. 16).

88.« Deus tem um desejo sincero e eficaz, não somente de salvar o homem, mas de fazer que o homem se una a Ele pelo amor. Entretanto, a desproporção que existe entre o homem e Deus torna esta união dificil. » (Idem, capítulo IX, p. 154)

89.« Fale sempre de Deus de modo apropriado, isto é, reverente e devotamente, nem doutrinando, nem pregando, mas com espírito de doçura, de caridade e de humildade, destilando, tanto que possível [...] a devoção das coisas divinas, gota a gota, [...] rezando no segredo da sua alma para que Deus passe o que diz para os corações daqueles que estão escutando. » (S. Francisco de Sales, Introduction à la vie dévote, 3a. parte, cap. XXIV)

90.“Eu te invoco, Deus Verdade, em quem, por quem e mediante quem é verdadeiro tudo o que é verdadeiro. Deus Sabedoria em quem, [...] têm sabedoria todos os que sabem. [...]. Deus, Bondade e Beleza [fonte de tudo o que] é bom e belo, tudo o que tem bondade e beleza. [...]. Deus, de quem separar-se significa cair, a quem retornar significa levantar-se, em quem permanecer significa ser firme. Deus de quem afastar-se é morrer, [...] em quem habitar é viver. Deus, a quem ninguém deixa senão enganado, a quem ninguém busca senão estimulado para isso, a quem ninguém encontra senão purificado. [...]. Deus a quem a fé nos estimula, a esperança nos eleva, o amor nos une. [...]. Deus, por quem a morte é absorvida na vitória. Deus que nos convertes. [...]. Deus, que nos fortificas. Deus, que nos atrais para toda verdade. [...]. Deus, que nos dás o pão da vida. [...]. Deus, que acusas o mundo do pecado, justiça e juízo. [...]. Deus, que nos purificas e nos preparas para os prêmios divinos, achega-Te a mim com benevolência”. (Santo Agostinho, Solilóquios. Paulus: São Paulo, 1998, Livro I, Capítulo I, n. 3, pp. 16-18)

Pe. Pedro M. Guimarães Ferreira S.J.