Santo do Dia

Dia 16 de abril - Santa Bernardete Soubirous (1844-1879)

Aos 14 anos de idade, Bernardete teve uma visão de Maria, numa gruta da cidade de Lourdes, na França. Esta aparição ocorreu em 11 de fevereiro e foi a primeira de uma série. A jovem contou a todos o que estava lhe ocorrendo, mas poucos lhe deram atenção, principalmente por ela ser pobre e não saber nem ler, nem escrever.

O fenômeno continuou a ocorrer diariamente, até que começou a despertar a curiosidade dos moradores da região. Na aparição que ocorreu no dia 25 de março, Maria pediu-lhe que fosse construída uma igreja naquele local. As obras começaram, apesar da zombaria de alguns que não acreditavam nas palavras da menina.

Bernardete permanecia em silêncio, afastada dos assuntos mais contundentes em relação à construção da basílica. Quando esta foi finalmente entregue ao povo, no dia de sua inauguração a jovem foi impedida de comparecer por encontrar-se acometida de uma crise de asma.

Esta doença acompanhou-a por toda a vida e quase a impediu de entrar para a Ordem das Carmelitas, onde viveu até sua morte. Às perseguições que sofria pelo o que lhe ocorrera, respondia com silêncio e oração e à doença persistente e implacável, respondia com o desejo de morrer a fim de ver novamente Maria face a face.

Santificando a vida: Reconheço Maria nos rostos de todas as mulheres?