Santo do Dia

Dia 16 de maio - São João Nepomuceno - 1330-1383

João recebeu uma excelente educação, tendo estudado nas melhores escolas de Praga. Foi também naquela cidade onde se formou em teologia - da qual foi doutor - e em direito canônico. Amante das Celebrações Eucarísticas, ele sempre soube que queria seguir a vida religiosa e, assim, se apresentou ao bispo local que lhe ordenou sacerdote.

Dotado de um talento especial para a pregação, João logo foi descoberto pelos homens poderosos da cidade, e foi trabalhar como capelão e confessor da corte. Embora tenha sido convidado várias vezes para ser bispo, João nunca veio a aceitar o convite, procurando sempre desempenhar seu trabalho com humildade.

Porém, um dia se envolveu em uma disputa entre o rei e o arcebispo local. Historicamente, este seria o motivo pelo qual o monarca ordenou a prisão, a tortura e a morte do padre, que foi afogado no rio Moldávia, aos 53 anos de idade. O povo, porém, conta que o rei revoltou-se contra João porque ele havia se recusado a revelar o que a rainha havia falado durante sua confissão.

Santificando minha vida:

O que procuro com o meu trabalho: favorecer a mim mesmo com o meu sucesso ou fazer dele um instrumento para favorecer aos outros?