Santo do Dia

Santos Rodrigo, Salomão e Eulógio (séc. IX)

Os três santos que celebramos hoje viveram na Península Ibérica, na época em que os mouros a dominaram, implantando a religião islâmica e apenas suportando o cristianismo, que podia ser praticado, desde que não se organizassem eventos públicos nem houvesse esforço para a conquista de novos fiéis.

Eulógio era um sacerdote que chamava a atenção pela inteligência e humildade. Quando começa a saber das perseguições àqueles que não respeitavam as condições impostas pelos dominadores, revolta-se e acaba sendo denunciado pelo próprio Bispo Recaredo.

Na prisão, conhece Rodrigo e Salomão cujas histórias estão contidas no livro Memoriale Sanctorum, escrito durante o período do cárcere e onde registrava as diversas mortes das quais foi testemunha. A iniciativa de escrever o livro foi considerada uma ousadia e Eulógio foi condenado à morte por isso.

Santificando a vida:

O martírio de Eulógio ocorreu em 11 de março de 859, enquanto que os de Rodrigo e Salomão, em 13 de março de 859. Pela proximidade das datas, e pelo mesmo tipo de prisão e morte, a vida desses três santos é comemorada hoje, e quer nos trazer à lembrança todas aquelas pessoas que nos nossos dias ainda sofrem perseguições de origem religiosa.