Afrodescendentes On-line

AFRODESCENDENTES ON LINE, é um serviço oferecido pelo Instituto Palmares de Direitos Humanos (IPDH) e por Memória Lélia Gonzalez, em parceria com AMAI-VOS, com a finalidade de responder/refletir sobre questões que dizem respeito a afro-brasileiros nos campos da cultura, educação, trabalho, saúde, religião, discriminação racial e de gênero, dentre outras.Para as questões criminais, contamos com a parceria especializada do Centro de Pesquisas Criminológicas do Rio de Janeiro - CEPERJ.

O Instituto Palmares de Direitos Humanos - IPDH foi fundado em 1989 com a finalidade de combater o racismo e todas as formas de discriminação, buscando promover o desenvolvimento humano e o fortalecimento da democracia. As ações do IPDH são realizadas por meio de 4 programas: Educação, Direitos Humanos, Cultura e Desenvolvimento Econômico.

Memória Lélia Gonzalez tem por finalidadepreservar a memória da líder negra Lélia Gonzalez, inclusive disponibilizando textos, reflexões e todas as referências possíveis para pesquisa. Em sua vertente dinâmica e atual, Memória Lélia Gonzalez trata das questões atuais que envolvem a população negra brasileira, com foco nas mulheres negras, buscando preservar a memória de negros e de negras que contribuíram e contribuem para a superação do racismo no Brasil. Site: www.leliagonzalez.org.br

Diretora Responsável:

Ana Maria Felippe é Licenciada em Filosofia, UERJ; Especializada em Filosofia da Ciência, UFRJ e em Teoria e Técnica em Relações Humanas, Centro de Estudos Avançados em Relações Humanas.; Associada à ASWAD, desde 2005; Coordenadora do projeto Memória Lélia Gonzalez; Sócia Fundadora do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN). Rio de Janeiro, 1975; Sócia Fundadora da Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficas (SEAF). Rio de Janeiro, 1975.

O Centro de Pesquisas Criminológicas do Rio de Janeiro - CEPERJ, fundado em 05 de outubro de 1989, é uma instituição que tem por objetivo desenvolver estudos, pesquisas e seminários sobre as questões criminais, sociais, culturais e a violência urbana, com o fim de propor uma nova visão, da compreensão da Criminologia através do olhar crítico de 46% da população do Estado do Rio de Janeiro, representada por crianças, mulheres e homens, negros e pardos, segundo o IBGE. Dentre os projetos desenvolvidos pelo CEPERJ, destaca-se o FÓRUM CRIMINAL RACISMO É CRIME!

Email: centro.ceperj@terra.com.br

Diretor Responsável:

José dos Santos Oliveira é Bacharel em Direito, graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Docente das Escolas de Formação das Polícias do Estado do Rio de Janeiro; Operador do Direito na área de segurança pública; Pesquisador das causas da criminalidade e violência urbana; Fundador do Movimento Sindical do PMDB; Membro do Conselho Diretor do Jornal Correio Sindical; Ativista e militante do Movimento Negro, no Rio de Janeiro, fundador do Comitê de Solidariedade aos Povos da África do Sul e Namíbia - COMÁFRICA e Fundador do Centro de Pesquisas Criminológicas do Rio de Janeiro - CEPERJ.

[ Respostas deste orientador ]

Fazer uma pergunta
Sua pergunta:
Orientador:
Nome:
Email:
digite os caracteres da imagem