Consumidor On-line
O serviço CONSUMIDOR ON LINE do Amai-vos é um canal de comunicação criado para auxiliar os que necessitam de orientações básicas relacionadas à área do Direito do Consumidor. As respostas serão dadas em 72 horas.
O Amai-vos conta com a parceria do Promotor de Justiça Rodrigo Terra que tem atuado na defesa do consumidor do Ministério Público do Estado do RIo de Janeiro há sete anos, explorando o potencial de conscientização acerca dos direitos e obrigações de quem se envolve numa relação de consumo para fortalecer a noção de cidadania tão importante para a construção de um país. O Promotor também é vice-presidente da Associação Nacional do MP do Consumidor e tem assento na Comissão Paz no Estádio, do Ministério da Justiça.
Diretor Responsável
Rodrigo Terra é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro há onze anos, tendo obtido o seu mestrado em Direitos Humanos na London School of Economics and Political Sciences, em Londres, Reino Unido. Desde o ano 2000 atua na área da Defesa do Consumidor do MP estadual, tendo obtido diversas conquistas em prol do consumidor coletivamente considerado, como a proibição da cobrança de juros antes da entrega das chaves de imóvel adquirido na planta; a garantia do direito da manutenção do número em caso de migração de celular pós-pago para pré-pago; a extensão da cobertura de todos os planos de saúde para órteses e próteses ligadas ao ato cirúrgico; cancelamento de multas de trânsito aplicadas sem direito de defesa etc.
[ Respostas deste orientador ]
Perguntas mais freqüentes
- Padre, minha namorada é divorciada e já foi casada na igreja presbiteriana. Podemos nos casar na igreja católica? Desde já obrigado.
- Moro longe da igreja 85km, assisto a Santa Missa todo domingo pela TV Aparecida,gostaria de participar da santa Missa todo dia mas é impossivel então comprei um pacote de hostias e um litro de vinho, então coloco 5 hostias para mim, meus pais e avós e uma taçinha com um pouquinho de vinho e uma gota de agua,oferecendo este sacrificio junto com o celebrante da TV. Gostaria de saber se o meu sacrificio é valido e se pela fé a nossa hostia tambem se tranforma no Santissimo Sacramento como a da TV. Nós nos confessamos e temos o maior respeito e carinho com a nossa celebração em casa, com sanguineo, corporal e muito respeito e fé. Muito Obrigado Fabio Santana.
- Eu briguei feio com a minha mãe. Ela disse coisas horríveis pra mim e agora não estamos nos falando. Estou querendo sair de casa, fugir, o que eu faço?
- Benção Padre, Em que ocasião acontecido em minha vida pessoal que NÃO devo comungar ?! e quando eu tiver consumido alcool,posso ir a igreja no mesmo dia ? Obrigado
- Padre, Sou um rapaz,sério,trabalhador-com independencia financeira ,religioso,e estou vivendo um drama.Não é a primeira vez que isto ocorre comigo.Estou tendo uma atração muito forte por um diacono trasitorio.Somos bem amigos mais sinto da parte dele um desejo por mim e eu por ele. Ele não é afeminado nem eu.Desculpe a expressão,"temos caracteristicas de macho".Há 2 anos teve um padre que se declarou para mim,até aconteceu algo entre nós...e neste meio termo,tambem um outro padre falou que tinha forte atração por mim e tambem aconteceu algo entre nós. Padre,eu nao sei o que fazer...tenho evitado qualquer tipo de conversa relacionada a sexo ou que tendecie.Pois não quero perder a amizade dele como perdi dos outros quando coloquei ponto final. Aguardo seu contato.
- Paz e bem. Gostaria de saber... se há veracidade de que Salomão teria se apaixonado pela rainha de Sabá e com ela tido um filho? E de que forma morreu Paulo de Tarso? Obrigada
- Sou casado a mais de vinte snos,tenho 45 e minha esposa 40, os filhos ja alçaram voos para estudar e ultimamente minha esposa e eu estamos muito distantes, se eu sofro ela tbem sofre, que devo fazer?
- Boa tarde Padre, sua bênção. Não sei se esse é o meio adequado para o que pretendo, mas tenho no peito uma grande mágoa com o clero da Igreja. Participo ativamente da Igreja, na minha comunidade e já houve épocas em que praticamente anulava a minha vida nos afazeres na Paróquia. Sabe aquela coisa de muita coisa pra pouca gente. Mas isso foi mudando diante do comportamento de alguns padres, principalmente o pároco da minha comunidade que cheguei a me afastar totalmente. Só retornei porque entrou um novo padre, um senhor bem humilde e me resgatou. O que acontece com o clero hoje? Cadê a vocação de servir. Já disse a mim mesmo muitas vezes que gostaria de ser padre para mostrar como deve ser feito. Sei que os padres são como nós e tem o direito de viver, mas hoje parece que o sacerdócio virou uma profissão e não vocação. Os padres de hoje querem ostentação, se colocam num trono e a comunidade é que se vire, com todo o respeito a sua pessoa, pois não o conheço. Não generalizo. Sou da diocese de Santo Amaro e já presenciei situações de fiéis, assíduos na Igreja terem pedidos lícitos rejeitados, puramente por má vontade ou preguiça dos padres. Aí abrimos a revista e vemos Dom Fernando e Padre Marcelo Rossi, os dois maiores na casa do Felipe Massa batizando o filho dele. Isso uso como exemplo. Pra conseguirmos algo temos que ter prestígio ou dinheiro. Vai uma senhorinha dizimista pobre pedir a presença de um dos dois para benzer sua casa...Nem o Padre local vai, imagine eles. Porque isso? Porque aqueles mais amados por Jesus estão sendo os últimos. O que acontece com o clero hoje? Desculpe o desabafo, mas isso tem me afastado da Igreja. Eu tinha a natureza de ser obediente aos padres, mas isso morreu em mim. Eu que defendia tenho criticado. Entrou um novo padre na minha Paróquia. Ele é novo e começa um receio em mim, pois já crio aquele bloqueio de que ele seja mais uma estrelinha...Já não consigo me dedicar como antes, pois cansei de ficar trabalhando na Paróquia, junto a outros irmãos, enquanto o Padre ia fazer rafting, ecoturismo, etc...e nem eram suas férias. Até acho que eles tem direito a isso, mas demonstre algum amor pela Paróquia e pela comunidade e trabalhe conosco, pelo menos para demonstrar que estamos juntos. Me vejo numa empresa onde o padre é o chefe, não faz nada, e os fiéis os empregados. E olha que não recebemos nada. Não digo isso de um único padre, mas de vários que tenho conhecimento. O pior é que nem age como padre. Recusa visitar as casas, atender alguns chamados ou até na própria paróquia. Só com horário marcado e após triagem. Enfim, aqueles que imaginei estariam para servir, querem apenas ser servido. Fazer o que lhe convéem e agrada. Desculpe padre, mas estou bem chateado e pensando seriamente em trabalhar. Tem outros irmãos com o mesmo sentimento. Obrigado por ouvir.
- Olá Padre, há três semanas meu ex namorado terminou comigo. Os motivos dele? Religião diferente. O fato de que ele queria mudar de vida e etc. Foi difícil de entender no começo, mas eu aceitei. Afinal é a decisão dele e eu não poderia força-lo a ficar comigo. Uma semana antes de terminar nós estávamos as mil maravilhavas. Aí 5 dias antes ele começou a me tratar diferente, e então ele foi para um acampamento da igreja dele. Eu fiquei. Ele voltou de lá e nem me avisou, não me procurava mais para conversar e eu fiquei preocupada e então fui falar com ele. E ele disse que queria falar comigo, no dia seguinte ele veio na minha casa e terminou tudo. Disse que era por religião e porque ele queria mudar e não tinha nada a ver com uma terceira pessoa. Depois me excluiu e bloqueou de todas redes sociais possíveis. Tudo bem. Eu sofri muito, mas eu estava com aquele esperança de voltar, pq eu realmente acreditava que ele valia a pena. E agora eu descubro que ele já esta namorando, já esta envolvido com essa menina da mesma igreja que ele, que freqüentou o mesmo acampamento faz algum tempo e talvez ate quando nós ainda estávamos namorando. Ele disse que não me traiu e etc. Mas antes, ele já tinha dito a mesma coisa para as outras duas ex namoradas dele. Que não tinha traído e esse bla bla todo. Eu estou completamente arrasada, estou me sentindo muito mal, estou sem animo para nada. É tão estranho quando uma pessoa diz te amar e faz isso, te trata como se você fosse um lixo. Eu já pensei em mil coisas, em conversar com a mãe dele, sei lá. Eu gosto muito da mãe dele inclusive, não queria perder a amizade dela. Eu nem sei muito o que pensar /
- boa noite gostaria de saber se eu sendo solteira posso comungar, namorarando com um homem que já foi casado na igreja